Como Usar: Linho

by - 26 fevereiro

Oii gente... Antes tarde do que nunca, né? Rsrs. Como prometido, o post está CHEIO de inspirações... Já tinha mencionado em posts anteriores, estou apaixonada por peças em linho! Que é um tecido é um tecido feito a partir de uma fibra vegetal, que vem de uma planta de mesmo nome. Por ser uma fibra natural, o tecido permite que a pele 'respire', por isso é o tecido ideal para os climas mais quentes. Também é conhecido como um tecido que amassa bastante, mas isso faz parte do charme "chique sem esforço" desse tecido especial.


Além de produzir roupas lindas, acho a história do linho na moda fascinante. O linho foi um tecido muito importante nas civilizações da antiguidade, como um tecido nobre. E quanto mais fino e puro fosse o linho, mais caro era. Na história da moda, vemos muito o linho de forma destacada no Egito antigo. E ainda mais interessante para nós, esse tecido é mencionado muitas vezes na Bíblia. Lembra da peregrinação dos israelitas pelo deserto, quando Deus mandou fazerem o Tabernáculo? O Tabernáculo, o local de culto mais sagrado para os israelitas, era decorado com cortinas feitas de linho. 
"Todos os homens capazes dentre os trabalhadores fizeram o tabernáculo com dez cortinas internas de linho fino trançado e de fios de tecido azul, roxo e vermelho, com os querubins bordados sobre eles." (Êxodo 36:8)
A Bíblia menciona o linho fino pela primeira vez ao descrever as roupas que Faraó deu a José...
"Em seguida o faraó tirou do dedo o seu anel de selar e o colocou no dedo de José. Mandou-o vestir linho fino e colocou uma corrente de ouro em seu pescoço." (Gênesis 41:42)

Hoje existem vários tipos de linho, diferentes 'gramaturas' do tecido... Que em geral são mais rústicos e não tão caros quanto os mais finos. Alguns são misturados com outras fibras, como algodão ou viscose. Tem até alguns totalmente sintéticos, só com a aparência do linho, que são vendidos como linho e até na mesma faixa de preço. Então, é legal ficar de olho. Lembrando que o linho tem uma textura bem particular, e dá pra ver bem a trama do tecido. Mas, vamos às inspirações?

Blusas e camisas: Blusas básicas podem ficar mais interessantes no tecido certo. E sério, camisas brancas de linho são pura riqueza, rsrsrs.

Vestidos: Com botões ou sem; coloridos ou neutros; estampados ou lisos? Tem pra todos os gostos.

Saias: As saias são ainda mais fáceis de adaptar a diferentes situações... Com rasteirinha relax? Com espadrilhes clássicas? Com tênis moderninhos?

Listras: Linho listrado é um espetáculo à parte!

Para terminar, dois looks que já postei aqui no blog usando linho!

E aí? Qual sua inspiração favorita?
Já está usando linho?
Deixe seu recadinho nos comentários...
Fiquem com Deus... Beijos!

LEIA TAMBÉM

0 comentários