{Edificando} Regras que princesas devem seguir

by - 17 setembro


Oii gente... Outro dia vi um vídeo no Youtube, cujo título era algo como '10 regras que princesas e membros da realeza devem seguir'. Alguns dias depois, me peguei pensando naquele vídeo novamente... Refletindo sobre as tais regras. Algumas tinham a ver com a aparência, outras com comportamento, mas uma coisa é clara, todas eram sobre ser vista pela sociedade como pessoas dignas e de boa reputação!

Estudando história da moda, vemos como os membros da realeza, aristocracia, e da alta sociedade em geral, sempre inventavam uma nova forma de se diferenciar dos demais. Em quase todas as culturas, a moda, as roupas, penteados e até cores serviam para realçar e dividir as classes sociais. Embora em vários aspectos isso tenha mudado, em partes ainda continua sendo verdade. Levando como exemplo uma família real, o que eles procuram sempre é serem vistos como pessoas íntegras, dignas, equilibradas, moderadas, como exemplo para o povo, mas ainda fica evidente que eles são diferentes e não só por viverem em palácios.

O vídeo que assisti dava um tom de reprovação ao chamar as regras de rigorosas, e a "princesa" citada como exemplo, foi a Kate Middleton, que já é uma inspiração de estilo para muitas mulheres. As regras que a realeza deve seguir variam, desde não poder votar, porque eles devem ser imparciais e acima da política, a coisas como não comer ostras para não por a saúde em risco. Mas as que realmente me chamaram a atenção foram em relação às vestimentas e conduta. Que me levaram a refletir sobre como algumas dessas regras tem muito a ver com os princípios e valores que nós, Virtuosas com Estilo também acreditamos. Claro não exatamente ao pé da letra, mas podemos adaptá-las...


Não usar roupas exageradas e controversas. Como realeza, Kate deve usar roupas modestas, decentes e que não tragam escândalo para a família real. E apesar de seus looks serem cuidadosamente pensados por estilistas, são por essas características que o estilo da Kate já se tornou inspiração para muitas cristãs.


Não usar esmalte de cores fortes.  Achei super interessante saber que Kate usa esmaltes discretos, como tons de nude e rosê, que trazem sofisticação e um visual equilibrado.


Visitar salões de beleza no mínimo 3 vezes por semana. Ok, nós provavelmente gostaríamos muito de ter tratamentos de beleza várias vezes por semana, rs. Mas, não levando para o lado literal, podemos entender isso como cuidado com a nossa aparência. NÃO priorizando isso como o mais importante: é apenas um detalhe! Sem exageros, e sem estar querendo chamar a atenção (lembre-se, "o Senhor conhece nosso coração e nossos pensamentos" - Salmos 139:23), mas por outro lado estar desarrumada o tempo todo também atrai atenção, e negativa...
Estarmos apresentáveis e de acordo com cada ocasião, é uma demonstração de respeito com nós mesmas, sendo templos do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19), e com as pessoas ao nosso redor, dando bom testemunho.


Não ter perfil em Redes Sociais. Para evitar vazamento de informações os membros da realeza não devem ter contas pessoais nas mídias sociais. Não que nós não possamos ter redes sociais, mas precisamos ter cuidado com o tipo de coisas que postamos. Uma foto que te expõe demais, uma piada inapropriada, uma selfie 'sexy', e pra piorar ainda tem meninas que fazem essas coisas e postam um versículo na legenda (oi?!). Se somos cristãs coerentes na "vida real" também seremos na "vida virtual", compartilhando fotos e posts com decência, e que possam até edificar outros.

Depois de tudo isso, fiquei pensando no quanto acho triste ver meninas e mulheres cristãs se vestindo, se comportando e querendo parecer com todas as outras. Santificação significa separação do mundo e do pecado. E a bíblia é clara ao dizer que a amizade com o mundo é inimizade contra Deus (Tiago 4:4). E para que possamos agradar a Deus, o princípio da santidade deve fazer parte de todo o nosso viver... Incluindo, sim, nos vestirmos e nos conduzirmos de forma "separada"! Se até as princesas da terra buscam se diferenciar, quanto mais nós que somos princesas do Céu e co-herdeiras de Cristo (Romanos 8:17)!


Espero que tenham gostado do post...
E fiquem a vontade para deixar seu comentário.
Um Beijo! Fiquem com Deus.

LEIA TAMBÉM

3 comentários


  1. Confesso que me entristece e por vezes até revolta ver mulheres e homens postando fotos sensuais, exaltando o corpo, suas formas e colocando um versículo e as vezes até um texto com alguma “moral”, eu nem sou uma pessoa muito “severa” com o que conhecemos como usos e costumes mas tem coisas que é apenas bom senso.
    Os três primeiros looks de Kate estão lindíssimo e muito inspiradores.

    ResponderExcluir
  2. Inspirador seu texto. realmente me deixa triste ver a exaltação das pessoas em si próprias... o Único que deve ser exaltado em nossas vidas é o Senhor Jesus.... e Ele pode sim ser exaltado atraves do nosso comportamento, falar e vestir, porquê não?!
    bjos

    ResponderExcluir