{Edificando} Feliz Dia de Ação de Graças...

by - 27 novembro

Oii gente... Hoje acabou tendo um post extra, rs. Pra quem não sabe, hoje é comemorado o Dia de Ação de Graças!! Claro, que nós como cristãos, devemos ser agradecidos à Deus todos os dias, o ano todo, mas me agrada a ideia de ter um dia específico pra cada um se reunir com a sua família e agradecer ao Senhor (geralmente, fazemos isso no Natal/Ano Novo).
Eu sempre vi em alguns filmes, blogs e redes sociais de gringas (estilosas, rs), mas nunca soube realmente a história!! E hoje, a Editora Fiel publicou no Facebook um link do Ministério de Justiça contando a história... E sabiam que no Brasil tem uma lei que marca a 4º quinta-feira de novembro como o Dia de Ação de Graças?? Pois é, eu também não sabia... Mas achei tão interessante que resolvi compartilhar aqui no blog com vocês!! Espero que gostem... :D

 A ideia de transformar o "Dia de Ação de Graças" em acontecimento universal nasceu de um brasileiro, Joaquim Nabuco, quando Embaixador do Brasil em Washington. Em 1909, na Catedral de São Patrício, ao final da primeira Missa Pan-Americana, que celebrava o "Dia de Ação de Graças", o Embaixador brasileiro formulou publicamente o seguinte voto: "Eu quisera que toda a humanidade se unisse, no mesmo dia, para um agradecimento universal a Deus".
O diplomata brasileiro soube expressar em sua ideia todo o conhecimento que tinha sobre a população de seu país, baseado em seu passado histórico, firmando sempre, desde as origens, nas tradições cristãs do respeito à liberdade e aos direitos humanos, na proibição constitucional das guerras, na busca de solução dos conflitos sem derramamento de sangue, enfim, um país voltado para a paz.
No Brasil, o "Dia Nacional de Ação de Graças" foi instituído por meio da Lei nº 781, de 17 de agosto de 1949, pelo presidente Eurico Gaspar Dutra. O Decreto nº 57.298, de 19 de novembro de 1965, regulamenta as comemorações do "Dia Nacional de Ação de Graças". Finalmente, a Lei nº 5.110, de 22 de setembro de 1966, determina que o "Dia Nacional de Ação de Graças" seja comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro, sendo o Ministério da Justiça o órgão legalmente incumbido de promover a sua celebração.

Histórico
(...) Um histórico de abrangência mundial registra como o mais longínquo "Te Deum" o que fez Cristóvão Colombo, em 1492, quando chegou à América, agradecendo a Deus pela descoberta.
Registra-se também que Cabral, quando chegou ao Brasil em 1500, rezou uma missa de agradecimento nas praias da Bahia.
Nos EUA, em 1612, os Peregrinos iniciaram a comemoração como "Dia de Ação de Graças" que evoluiu sempre mais, pois em 1789, o Presidente George Washington oficializava a comemoração.
Em 1863, o Presidente Lincoln determinava sua realização para a última quinta-feira do mês, sendo que estabelecia, também ele, que era esse dia feriado nacional.
O dia continuou a ser sempre comemorado, e em 1939 o Presidente Franklin D. Roosevelt proclamou essa comemoração para a quarta quinta-feira do mês, sendo essa data oficializada no Congresso Americano em 1941.
Para os estadunidenses as comemorações religiosas são acompanhadas de jantar de confraternização, com o tradicional peru e a torta de abóbora, que se tornaram símbolo desse dia. 
Fonte: Ministério da Justiça

Ainda lembram do meu Potinho de Agradecimentos?? Em alguns lugares ele faz parte da tradição do Dia de Ação de Graças!! (Expliquei melhor aqui) Olhem como ele já está...
E pra terminar, fiquem com esse versículo (que eu amo)... ♥
"Tudo de bom que recebemos e tudo que é perfeito vem do alto, descendo do Criador das luzes, que não muda como as sombras inconstantes!" (Tiago 1:17)

Vocês já conheciam a história do Dia de Ação de Graças??
Também ficaram com vontade de comemorar?? rs.
Espero que tenham gostado... E lembrem-se de serem gratos, SEMPRE!!
Feliz Dia de Ação de Graças...
Fiquem com Deus... Beijos;*

LEIA TAMBÉM

3 comentários

  1. Uauuuu! Adorei! Como você disse, ação de graças é todo dia. Mas sempre achei legal essa ideia dos americanos!
    Gente, estou pasma!!! A partir de agora, será mais uma data especial no meu calendário!
    Vamos comemorar!!!! \o/

    ResponderExcluir
  2. Não sabia e tô morrendo de vontade de comemorar também haha Mas como vc disse, todo dia é dia de ação de graças.
    Apaixonei pela ideia do Potinho de Agradecimentos. Com certeza vou fazer pra 2015!!!

    Adorei o post, edificou =D

    Deus abençoe.

    A Arte de Louvar
    www.aartedelouvar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei seu potinho de agradecimentos, boa ideia tenho um potinho que não sabia o que fazer, agora tenho *----

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir