{Edificando} Cristãos x Halloween: Combina?!

by - 31 outubro

Oii gente... Como vocês sabem, hoje, 31 de outubro, é comemorado o Halloween, ou Dia das bruxas!! Então, decidi falar um pouquinho sobre isso, sobre qual a origem, e se nós como cristãos devemos/podemos comemorar!! Será que segundo a Bíblia o Halloween combina com a gente?! A minha intenção é que nós possamos refletir... Prometo que vou tentar não deixar o post muito grande, ok?! :D

Um pouquinho da história... 
"Uma versão ancestral da festa - que por aqui também é conhecida como Dia das Bruxas - provavelmente surgiu na Europa, centenas de anos antes de Cristo. Originalmente, o Halloween era um ritual do povo Celta... Para eles, a noite de 31 de outubro, data da comemoração até hoje, indicava uma importante celebração que marcava três fatos: o fim da colheita, o Ano-Novo celta e também o início do inverno, "a estação da escuridão e do frio", um período associado aos mortos. "No Halloween, segundo a mitologia desse povo, era possível entrar em contato com o mundo dos desencarnados", diz a historiadora Clare Downham, da Escola de Estudos Celtas, na Irlanda. Como se pregava que esse contato libertava todo tipo de espírito, as pessoas acreditavam que, durante aquela noite, fantasmas, demônios e fadas ficavam à solta.
Para representar esse caos sobrenatural, os celtas se fantasiavam com peles e cabeças de animais abatidos para o inverno. A crença nos espíritos também despertou outros costumes típicos da festa, como o uso de leite e comida para acalmar os visitantes do além." (Fonte: Mundo Estranho)

O que a Bíblia nos diz??
Bom, hoje em dia o Halloween está de "roupa nova", ou seja, mascarado... A maioria vê como uma oportunidade inofensiva para se fantasiar, se divertir e ver filmes de terror!! Mas, as origens do "Dia das bruxas" vem de culto aos mortos, oferendas a espíritos (entre muitas outras coisas malignas)...
Tem quem defenda que se não praticar nada de mau "não tem nada a ver", ou "não tem problema, só vou usar uma fantasia fofa"... Mas, como pode uma festa que tem origem nas trevas ser apropriada para nós cristãos, que vivemos em busca de agradar ao coração de Deus?! Eu fiquei chocada, mas já existe até "Halloween gospel"!!! A Bíblia nos diz claramente...
➲ "Que comunhão pode ter a luz com as trevas? E que harmonia entre Cristo e o Maligno? (...) Pois somos santuário do Deus vivo"!! (2 Coríntios 6:14-16)
➲ "Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou dedique-se à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria, ou faça encantamentos; que seja médium ou espírita ou que consulte os mortos". (Deuteronômio 18:10 e 11)

Eu sei que o post de hoje foge um pouco do nosso "de sempre", mas acho muito importante falar sobre questões assim!! Afinal, tem muita gente que não sabe, ou tem dúvidas... E eu espero que o post sirva de reflexão e aprendizado pra todos nós, amém?! :D

Gente, o dia 31 de outubro também é o Dia da Reforma Protestante!! No ano passado, fiz um post (AQUI) falando sobre ela, tem até dica de filme e livro!!
Fica a vontade para deixar seu comentário...
Vou gostar muito de saber o que você achou!! ^-^
Tenham um Feliz Dia da Reforma Protestante, rs.
Fiquem com Deus... Beijos;*

LEIA TAMBÉM

17 comentários

  1. SUPER concordo com tudo que você disse flor !
    Nós devemos ser diferentes do mundo, e não por modinha, porque todos comemoram ir atrás tbm, não concordo com Cristão que falam : aaah mais tudo é pecado tbm !
    Isso é coisa de pessoas que ainda querem viver no mundo, porém fingem ser algo que não são !
    Amei esse seu esclarecimento sobre Halloween, Deus abençoe !
    Esta tendo sorteio no meu blog, vem participar ?? Beijjos

    http://moderna-a-modaantiga.blogspot.com.br/2014/10/sorteio-cd-criador-do-mundo-livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Evelyn... tudo bem??
      Fico feliz que você tenha gostado do post...
      E é exatamente isso, não podemos querer ser como o mundo!!

      Vou lá conhecer seu blog... :D
      Beijos;*

      Excluir
  2. É, não me sentiria bem comemorando essa data, sempre fico na minha.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Laura... :D
      Que bom que você também concorda!!
      Beijos;*

      Excluir
  3. Pelo menos nestes posts que fogem do de sempre, posso vim aqui comentar, rsrs.. Feliz Dia da Reforma Protestante.. \oo/ algo muito mais importante, e com muito mais significado para nós Cristãos, do que os engôdos deste Mundo. Algo semelhante à isso, é a festa Junina que atualmente é comemorada por algumas igrejas, e alguns pais Cristãos, deixam seus filhos participarem destas festas no colégio, que nada mais é do que oferendas, e consagração à outros "deuses", certamente Deus não se agrada disso, temos que nos conscientizar, e procurar agradar a Deus, e seguir firme e constantes em Sua presença, Olhando somente para Cristo, que é o autor e consumador da nossa Fé. Gostei do post, espero ver mais desses por aqui, rsrs.. Abraço, mande um abraço a todos por mim. Saudades de vcs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Álefe, rsrs. Concordo com você!!
      Infelizmente, pra muita gente essas coisas não tem mais "nada a ver"!!
      Fico feliz que você tenha gostado do post, e deixado seu comentário...
      Vou mandar o abraço, sim...
      Fica com Deus!! ;*

      Excluir
  4. Falou tudo, Will! Textos assim são ótimos para fortalecer aquilo que acreditamos, porque não adianta falar 'ah, eu não posso comemorar o Halloween', é preciso saber o porque né? Seu post nem ficou grande, foi informativo e edificante. Parabéns pela iniciativa!
    Feliz dia da Reforma Protestante e que todos os dias sejam uma reforma espiritual para nós :D
    Beijinhos :*

    princesas-adoradoras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Thaís... ^-^
      Que bom que não achou grnade, rsrs.
      Concordo plenamente, precisamos saber defender o que acreditamos...
      Amém, beijos;*

      Excluir
  5. Disse tudo! Essa festa não nos convém. :)

    Bju

    nuvemdeorigami.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Super concordo! Ou somos luz ou somos trevas, e as trevas não podem se misturar com a luz! Agora, não sabia que já tinha halloween gospel! Balada gospel eu já ouvi falar e achei um absurdo, é cada uma que esse povo inventa!

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Leeh... Que bom que concorda!! :D
      Exato, não tem como ser metade de um e metade do outro!!
      Afinal, "não podemos servir a dois senhores"!!
      Pois é, infelizmente, já existe... Realmente, um absurdo!!!
      Beijos;*

      Excluir
  7. Muito bom o que voc disse irmã, os crentes naum podem se misturar com algo que tem origem das trevas, nós somos luz naum podemos nos contaminar. Muitos vão com essa de qe naum vale nada e acabam se perdendo, temos qe está sempre vigilantes ♥
    beijos amei o blog, seguindo aqui, é sempre bom conhecer blogs de Deus ♥

    http://filhadoreilarisse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Larisse... Tudo bem??
      Que bom que gostou, glória a Deus!!

      Seja bem vinda, rs. Espero te ver sempre por aqui... :D
      Beijos;*

      Excluir
  8. A única coisa que comemoro nessa data é o dia da Reforma e o meu aniversário de batismo! *-*
    Mas falando do post, gostei muito, bem explicado e objetivo, super apropriado. Eu adoro essa versatilidade do teu blog! Poder falar um pouco de tudo!
    Gostei! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Mai... Já estava sentindo sua falta por aqui, rs. :D
      Também só comemoro a Reforma Protestante...
      E que legal que é a mesma data do seu aniversário de batismo!! ^-^
      Fico muito feliz que você tenha gostado do post, e da "versatilidade do blog", rs.
      Muitos beijos;*

      Excluir