31 de outubro: Reforma Protestante!!

by - 30 outubro

Foto: reprodução
Oii gente... Hoje temos um post muiiito especial para celebrar o aniversário da Reforma Protestante (31/10)!! Há 496 anos o nosso irmão em Cristo, Martinho Lutero, estava desafiando a autoridade da Igreja e do governo da época para levar as pessoas de volta aos verdadeiros ensinamentos do Senhor!! 

"Em 1517, um monge agostiniano alemão chamado Martinho Lutero, revoltado com muitas práticas anti-bíblicas que estavam sendo inseridas na igreja cristã, afixou na porta da Catedral de Wittenberg (onde costumeiramente eram colocados assuntos para discussão) uma lista de 95 teses de práticas da igreja jamais aprovadas ou citadas pelas Escrituras Sagradas pelas quais a mesma igreja dizia ser regida. Seu objetivo era apenas reformar a única igreja na qual ele acreditava, porém as coisas tiveram uma repercussão muito maior.

O estopim que levou Lutero a escrever as 95 teses foi a venda exagerada de indulgências (redenção dos pecados) em sua cidade por um homem chamado Tetzel, mas as teses consistiam em uma completa exposição bíblica sobre salvação e suficiência das Escrituras, um ataque aberto a muitas da práticas correntes da igreja. O texto estava escrito em latim, pois destinava-se aos teólogos. Como já existia a imprensa e jornalistas, o texto foi traduzido em várias línguas espelhando-se por toda a Europa.

Tudo isso desencadeou na excomunhão de Lutero da Igreja, mas não fez com ele voltasse atrás. Levantando-se contra séculos de tradição, firmado somente na Palavra de Deus, Lutero afirmava que jamais poderia ir contra a sua consciência, a menos que fosse provado na Bíblia que ele estava errado. Era o início da Reforma Protestante na Europa. Os reformadores ficaram conhecidos como "os protestantes". Seu Slogan era Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Soli Deo Gloria, Solo Christi (Somente as Escrituras, Somente a Graça, Somente a Fé, Só a Deus dai gloria, Somente Cristo).

Espalhando-se pela Europa a reforma chegou à Escócia com John Knox e o francês John Calvino.
A Igreja Católica então iniciou a contra-reforma, perseguindo, excomungando e matando os protestantes ou qualquer que lesse ou possuísse seus escritos."
Fonte: Sola scriptura.

Dica de Livro: A espiã dos Cavaleiros da noite (Martinho Lutero) Dave & Neta Jackson/ 122 páginas/ CPAD
Karl Schumacher tinha 15 anos quando, em busca de instrução, o estimado professor Martinho Lutero o aceitou como pajem. Será que sua vida estaria em jogo, como a de Lutero, declarado herege pela Igreja? E quem era a jovem misteriosa e bonita que, como uma sombra, os seguia dia e noite? Seria ela uma espiã?

Dica de filme... Lutero (2003)
Após quase ser atingido por um raio, Martinho Lutero acredita ter recebido um chamado. Ele se junta ao monastério, mas logo fica atormentado com as práticas adotadas pela Igreja Católica na época. Após pregar em uma igreja suas 95 teses, Lutero passa a ser perseguido. Pressionado para que se redima publicamente, Lutero se recusa a negar suas teses e desafia a Igreja Católica a provar que elas estejam erradas e contradigam o que prega a Bíblia. Excomungado, Lutero foge e inicia sua batalha para mostrar que seus ideais estão corretos e que eles permitem o acesso de todas as pessoas a Deus.
(Pra quem quiser ver online tem no YouTube!!)

Gente, eu gosto bastante tanto do filme, como do livro que indiquei. O livro faz parte da Coleção Aventuras Teen da CPAD, que é toda muiito boa!! 
Espero que vocês tenham gostado do post... e que tenha acrescentado conhecimento a vocês!!
"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê... Porque nele se  dscobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé!" (Romanos 1:16-17)
Sintam-se a vontade para comentar!! Fiquem com Deus... Beijos;*

LEIA TAMBÉM

5 comentários

  1. parabéns pelo blog, Williane!

    abs, Deus abençoe,

    paz do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor, Wallace...
      Muiito obrigada, pela visita também!!
      Deus continue te abençoando... :D

      Excluir
  2. A paz Willy... Já assisti ao filme, muito bom! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Libni, é mesmo muiito bom!! Eu gosto porque ajuda a gente a visualizar melhor aquela época!! Beijos;**

      Excluir
  3. Dia mais que especial! Além do dia da Reforma é o meu aniversário de batismo! *-*

    ResponderExcluir