terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Livro: Jane Austen - (Edição Especial 3 em 1)

Razão e Sensibilidade; Orgulho e Preconceito; Persuasão
640 páginas | Jane Austen
Edição Especial | Editora: Martin Claret

Oii gente... No Post de Livros Lidos em 2016, eu disse que iria indicar alguns livros que estavam naquela lista, e resolvi começar com o que o Álefe me deu presente no Dia dos Namorados do ano passado (♥)... Essa Edição Especial liiiinda de 3 livros da autora inglesa Jane Austen. Os livros que compõem esse volume são: Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, e Persuasão. (O outro volume, de capa azul, tem os livros: Mansfield Park, Emma, e A abadia de Northanger)

Eu sempre fui uma fã "meia boca" da Jane Austen... Sempre amei os filmes e séries inspirados nas obras dela, mas nunca tinha realmente parado para ler e aproveitar os livros!! E, apesar dos filmes e minisséries serem muito fiéis às histórias, sempre tem muitas entrelinhas e detalhes a gente só encontra nos livros... E uma "entrelinha" que me deixou surpresa é o tom sarcástico e irônico que a autora dá a alguns personagens, que simplesmente me fez dar boas risadas.

Razão e Sensibilidade
Sinopse
Na Inglaterra, no século XIX, as irmãs Dashwood e sua mãe ficam desamparadas com a morte do pai, que deixara suas propriedades e heranças para o filho do primeiro casamento, que ignora a promessa feita ao pai que ampararia as meias-irmãs. Neste contexto, Marianne e Elinor Dashwood representam polos opostos do universo ético de Jane Austen - enquanto Marianne é romântica, musical e dada a rompantes de espontaneidade, Elinor é a encarnação da prudência e do decoro, usando a razão como principal forma de conduzir as situações.

Orgulho e Preconceito
Sinopse
Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet foram criadas por uma mãe que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth, a segunda mais velha, tinha inúmeras razões para não se casar, a não ser por amor, sendo apoiada pelo pai. Quando o sr. Bingley, um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy. Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.

Persuasão
Sinopse
O romance se passa na Inglaterra rural, no início do século XIX. Anne Elliot, filha de Sir Walter Elliot, um vaidoso e esnobe baronete, apaixona-se por Frederick Wentworth, um jovem oficial da marinha, inteligente e ambicioso, mas sem tradições ou conexões familiares importantes. Por esse motivo, é persuadida pela família a romper o relacionamento. Oito anos depois, Wentworth retorna a cidade com uma reputação e situação econômica bem mais elevada. Mesmo após todo esse tempo, Anne nunca deixou de amá-lo, e reencontra Frederick, agora cortejando sua vizinha, Louisa.


Um pouquinho sobre a autora... Romancista britânica nascida em Steventon, Hampshire, Inglaterra, cuja obra literária deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, ao tratar do cotidiano de pessoas comuns com aguda percepção psicológica e um estilo de uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa. Filha de um pastor anglicano, toda a sua vida transcorreu no seio de um pequeno grupo social, formado pela aristocracia rural inglesa. Aos 17 anos, escreveu seu primeiro romance... Seu poder de observação do cotidiano forneceu-lhe material suficiente para dar vida aos personagens de suas obras, e a crítica considerou-a a primeira romancista moderna da literatura inglesa. (Fonte: Skoob)

Fiquei feliz por finalmente ter lido, não um, mas três romances da Jane Austen, rs... (Agora não sou mais uma fã "meia boca", kkkk). E minha primeira experiência com os escritos dela não poderia ter sido melhor: com essa capa encantadora, rs. É uma daquelas capas que são milhares de vezes mais lindas pessoalmente, e que foi parar na minha mesinha de cabeceira, porque me inspira... E quanto às fotos, simplesmente tive que fazer um chá, pra captar a vibe inglesa, haha.

Enfim, amei as três histórias, e acabei redescobrindo Orgulho e Preconceito com MUITO mais detalhes do que no filme... Mas, fiquei surpresa com o quanto a minissérie Razão e Sensibilidade é fiel ao livro!! Persuasão era o único que eu não conhecia a história, mas é claro, que a Jane Austen nunca decepciona...
(Já indiquei o filme Orgulho e Preconceito AQUI, e a minissérie Razão e Sensibilidade AQUI)

Já leu algum desses 3 livros da Austen??
(Ou é uma fã sem nunca ter lido nada, como eu era?? haha)
Me contem aí nos comentários... Vou amar saber!!
Tenham um ótimo feriado...
Fiquem com Deus... Beijos;*

Comente via Facebook

7 comentários :

  1. Oii! Eu estava mesmo pensando em ler "Orgulho e Preconceito". Seu post me incentivou ainda mais.
    =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Dafne... Ai que legal!!
      Leia mesmo. É uma leitura muito boa...
      Depois me conta se gostou, ok??
      Beijos;*

      Excluir
  2. Olá, Will!
    Que post charmoso. Lindas fotos. Eu nunca li nada desta escritora (descobrindo a leitura), mas assisti o filme "Orgulho e Preconceito" super curiosa para ler esta edição pelo fato de se ter 3 livros em um.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Di... Obrigada, que bom que gostou do Post.
      Essa edição é mesmo incrível!!
      Aaah e quando a gente vai lendo o livro e imaginando as cenas do filme é perfeito, rsrs.
      Beijos;*

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...