Livro: Jane Austen - (Edição Especial 3 em 1)

by - 28 fevereiro

Razão e Sensibilidade; Orgulho e Preconceito; Persuasão
640 páginas | Jane Austen
Edição Especial | Editora: Martin Claret

Oii gente... No Post de Livros Lidos em 2016, eu disse que iria indicar alguns livros que estavam naquela lista, e resolvi começar com o que o Álefe me deu presente no Dia dos Namorados do ano passado (♥)... Essa Edição Especial liiiinda de 3 livros da autora inglesa Jane Austen. Os livros que compõem esse volume são: Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, e Persuasão. (O outro volume, de capa azul, tem os livros: Mansfield Park, Emma, e A abadia de Northanger)

Eu sempre fui uma fã "meia boca" da Jane Austen... Sempre amei os filmes e séries inspirados nas obras dela, mas nunca tinha realmente parado para ler e aproveitar os livros!! E, apesar dos filmes e minisséries serem muito fiéis às histórias, sempre tem muitas entrelinhas e detalhes a gente só encontra nos livros... E uma "entrelinha" que me deixou surpresa é o tom sarcástico e irônico que a autora dá a alguns personagens, que simplesmente me fez dar boas risadas.

Razão e Sensibilidade
Sinopse
Na Inglaterra, no século XIX, as irmãs Dashwood e sua mãe ficam desamparadas com a morte do pai, que deixara suas propriedades e heranças para o filho do primeiro casamento, que ignora a promessa feita ao pai que ampararia as meias-irmãs. Neste contexto, Marianne e Elinor Dashwood representam polos opostos do universo ético de Jane Austen - enquanto Marianne é romântica, musical e dada a rompantes de espontaneidade, Elinor é a encarnação da prudência e do decoro, usando a razão como principal forma de conduzir as situações.

Orgulho e Preconceito
Sinopse
Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet foram criadas por uma mãe que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth, a segunda mais velha, tinha inúmeras razões para não se casar, a não ser por amor, sendo apoiada pelo pai. Quando o sr. Bingley, um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy. Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.

Persuasão
Sinopse
O romance se passa na Inglaterra rural, no início do século XIX. Anne Elliot, filha de Sir Walter Elliot, um vaidoso e esnobe baronete, apaixona-se por Frederick Wentworth, um jovem oficial da marinha, inteligente e ambicioso, mas sem tradições ou conexões familiares importantes. Por esse motivo, é persuadida pela família a romper o relacionamento. Oito anos depois, Wentworth retorna a cidade com uma reputação e situação econômica bem mais elevada. Mesmo após todo esse tempo, Anne nunca deixou de amá-lo, e reencontra Frederick, agora cortejando sua vizinha, Louisa.


Um pouquinho sobre a autora... Romancista britânica nascida em Steventon, Hampshire, Inglaterra, cuja obra literária deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, ao tratar do cotidiano de pessoas comuns com aguda percepção psicológica e um estilo de uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa. Filha de um pastor anglicano, toda a sua vida transcorreu no seio de um pequeno grupo social, formado pela aristocracia rural inglesa. Aos 17 anos, escreveu seu primeiro romance... Seu poder de observação do cotidiano forneceu-lhe material suficiente para dar vida aos personagens de suas obras, e a crítica considerou-a a primeira romancista moderna da literatura inglesa. (Fonte: Skoob)

Fiquei feliz por finalmente ter lido, não um, mas três romances da Jane Austen, rs... (Agora não sou mais uma fã "meia boca", kkkk). E minha primeira experiência com os escritos dela não poderia ter sido melhor: com essa capa encantadora, rs. É uma daquelas capas que são milhares de vezes mais lindas pessoalmente, e que foi parar na minha mesinha de cabeceira, porque me inspira... E quanto às fotos, simplesmente tive que fazer um chá, pra captar a vibe inglesa, haha.

Enfim, amei as três histórias, e acabei redescobrindo Orgulho e Preconceito com MUITO mais detalhes do que no filme... Mas, fiquei surpresa com o quanto a minissérie Razão e Sensibilidade é fiel ao livro!! Persuasão era o único que eu não conhecia a história, mas é claro, que a Jane Austen nunca decepciona...
(Já indiquei o filme Orgulho e Preconceito AQUI, e a minissérie Razão e Sensibilidade AQUI)

Já leu algum desses 3 livros da Austen??
(Ou é uma fã sem nunca ter lido nada, como eu era?? haha)
Me contem aí nos comentários... Vou amar saber!!
Tenham um ótimo feriado...
Fiquem com Deus... Beijos;*

LEIA TAMBÉM

6 comentários

  1. Oii! Eu estava mesmo pensando em ler "Orgulho e Preconceito". Seu post me incentivou ainda mais.
    =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Dafne... Ai que legal!!
      Leia mesmo. É uma leitura muito boa...
      Depois me conta se gostou, ok??
      Beijos;*

      Excluir
    2. Oii! Eu li e amei!!! Tem gente que diz que a linguagem é truncada, mas eu não achei. Pelo contrário, a leitura foi super fluida, agradável e divertida.A minha edição era da "Civilização Brasileira".
      Aliás, essa sua edição é de babar!! Que capa Maravilhosa! Eu vi ontem na livraria e me lembrei que você já tinha mostrado aqui seu blog.

      A forma como orgulho, preconceito, fofoca e julgamento são tratados no livro é muito bacana! Refleti bastante com essa obra, já quero ler todos os livros da Jane!

      Abraços!

      Excluir
  2. Olá, Will!
    Que post charmoso. Lindas fotos. Eu nunca li nada desta escritora (descobrindo a leitura), mas assisti o filme "Orgulho e Preconceito" super curiosa para ler esta edição pelo fato de se ter 3 livros em um.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Di... Obrigada, que bom que gostou do Post.
      Essa edição é mesmo incrível!!
      Aaah e quando a gente vai lendo o livro e imaginando as cenas do filme é perfeito, rsrs.
      Beijos;*

      Excluir
  3. Sem erro... são ótimos! :)

    ResponderExcluir