{Edificando} Cristãs x Maquiagem: Como Usar...

by - 11 março

Oii gente... Tudo bom?! Já falamos um pouquinho aqui sobre Beleza, mas há um bom tempo que eu estava com vontade de falar especificamente sobre Maquiagem. Sempre vejo nas redes sociais algumas Makes com aqueles Antes e Depois super chocantes... Que transformam as mulheres em pessoas completamente diferentes. Elas ficam bonitas?! Sim, é claro. Mas, não são elas de verdade!!!
Uns dias atrás, vi a história de uma mulher que é casada a 8 anos e o marido nunca a viu sem maquiagem (???). Ela acorda todos os dias de 5 da manhã e se maquia antes dele acordar, e só tira depois que ele vai dormir... Isso é basicamente um vício, uma coisa que só atrapalha a vida, que cria ilusões!!!

Apesar de eu mesma ser uma negação em se tratando de maquiagem (hehe), acredito que é muito importante a gente ter cuidados com a pele, usar maquiagens que realcem a nossa beleza, mas tudo com limites, modéstia e muito bom senso. E assim que li esse texto, achei que era PERFEITO pra compartilhar, porque tem ótimos exemplos e traduz exatamente o que eu acredito. Retirei do blog Girl Defined, que eu gosto bastante, e eu mesma traduzi... :D


Como usar maquiagem de forma feminina e honrosa a Deus

Quando eu estava no colégio, tive a mais inesperada discussão com um pai em relação a quantidade de maquiagem no meu rosto. Eu estava participando de uma conferência cristã e conversando com algumas irmãs que eu tinha conhecido, quando de repente o pai delas entrou na nossa conversa. Depois de alguns minutos de conversa casual, ele olhou para mim e polidamente afirmou o seguinte:
"Você tem feições bonitas naturalmente, mas a quantidade de maquiagem que você está usando parece estar cobrindo-as. Como um pai e homem, acho que você ficaria mais bonita do que você pensa com menos maquiagem".
Levemente chocada e abismada com seu comentário ousado, eu o agradeci pelo seu conselho "paternal" e rapidamente formulei um plano de fuga [da conversa].
Na época, eu pensei que o volume da minha maquiagem estava perfeito. Eu pensei que aquele pai estava totalmente por fora, e completamente sem contato com a beleza moderna.

Bom, dez anos depois estou humildemente reconhecendo que aquele pai aleatório estava 100% certo.
Na verdade, eu fico envergonhada de mostrar as pessoas minhas fotos do Ensino Médio por conta das escuras e grossas camadas de maquiagem para olhos, mascarando meu rosto. Meu pais tentaram me dizer que menos era mais, mas eu não ouvi. Eu sempre pensei que mais era melhor.

Como tantas garotas jovens, eu via as modelos em outdoors e capas de revistas, e rapidamente formulava minhas opiniões sobre beleza baseados nelas. Já que as modelos usavam maquiagens pesadas e escuras, naturalmente, eu fazia o mesmo. Eu queria estar "linda" também! Ao invés de parecer feminina, cheia de classe e bonita, minha maquiagem distraía das minhas feições naturais e retratava mais uma aparência sexualizada, flertante e sedutora. Hoje vejo muitas garotas no mesmo barco.

É errado usar maquiagem?!
Eu acredito que não. A Bíblia não se opõe às mulheres terem aparência bonita - se opõe às mulheres que procuram ser sedutoras e mundanas. Eu vejo a maquiagem como uma ferramenta. E como qualquer ferramenta, depende do usuário para ter os melhores resultados possíveis.

Então, como nós, garotas/mulheres cristãs, podemos usar maquiagem de uma forma feminina e honrosa a Deus?!


1) Mantenha sua Naturalidade.
Algumas pessoas vêem a maquiagem como uma coisa ruim, porque eles dizem que esconde nossa beleza natural dada por Deus. Essa opinião é válida, mas eu cordialmente discordo. Quando nós usamos da forma correta, acredito que a maquiagem valoriza nossa beleza dada por Deus, não a esconde.

Da mesma forma que penteamos nosso cabelo, depilamos nossas pernas, escovamos os dentes, e fazemos as sobrancelhas, a maquiagem pode ajudar a refrescar nossa aparência. Não há nada mais "divino" do que disfarçar as olheiras escuras, depois de uma noite de pouco sono. Através da aplicação de uma quantidade natural de corretivo e base, minha pele fica com um aspecto renovado e uniforme. Aquelas espinhas inoportunas e manchinhas vermelhas (um resultado dos nossos corpos perecíveis) são bem cobertas sem modificar a aparência natural do meu rosto.

Quando for aplicar a maquiagem, escolha cores que melhorem os tons naturais da sua pele. Meus cílios são marrons (super) claros, então eu os realço aplicando uma máscara marrom escura. Eu uso uma linha fina de Delineador para emoldurar o formato natural dos meus olhos. Uso um Lápis de Sobrancelha para escurecer só um pouquinho a cor natural das minhas, e uso um Blush natural para adicionar um pouco de cor ao meu rosto.

2) Mantenha a Feminilidade.
Obviamente, Deus fez homens e mulheres para serem diferentes. Ele, intencionalmente, fez as mulheres para serem belas e femininas na aparência. Quando aplicar maquiagem, procure aprimorar sua feminilidade dada por Deus, não mandá-la embora.
Nós vivemos em uma cultura onde maquiagem é frequentemente usada para criar uma aparência sedutora e sexualizada nas mulheres. Esse NÃO pode ser nosso objetivo. A Bíblia tem muito a dizer sobre a mulher mundana (Provérbios 7), e nós precisamos evitar essa aparência.

3) Mantenha a Elegância.
Eu odeio dizer isso, mas muita Sombra, Batom e Delineador podem deixar um aspecto muito vulgar, as vezes. Tentar novas cores pode ser divertido, mas precisa de um pouco de habilidade artística para aplicar cores de uma forma bonita e organizada. Já que servimos a um Deus de ordem e organização, nós queremos que os nossos rostos reflitam isso.
Nós também não queremos que nossos rostos distraiam as pessoas de conhecer o nosso "verdadeiro eu". Nós não queremos que nossa Sombra (de olhos) sejam tão loucas e coloridas que roubem o show. Como garotas cristãs, nós queremos que nossos rostos sejam acolhedores e convidativos, para podermos compartilhar o amor de Cristo com outros.
Maquiagem é uma ferramenta, e pode ser usada para o bem ou para o mal.

Depende de nós, usar de forma sábia de forma que honre a Deus. Obviamente, a Bíblia não nos dá um "tutorial de Make", então cabe a nós discernir e orar sobre como honrar a Deus da melhor forma nessa área. Para algumas de vocês, maquiagem pode não ser algo que você escolha usar, e isso é perfeitamente aceitável! Para outras, você pode escolher usar e isso também é perfeitamente aceitável. Precisamos ter cuidado para não colocar nossas próprias convicções e regras de outras pessoas, quando a Bíblia não o faz.

Seja sábia. Use o discernimento. Pareça natural. Reflita um Deus de ordem. Esse é o meu conselho pra você.

Texto por Kristen Clark. Originalmente postado no blog Girl Defined. | Tradução: Willyanne Lucena.


E aí?? O que você pensa sobre Maquiagens?!
Gostou do texto??
Deixa seu comentário aí embaixo, será um prazer...
Tenham um lindo final de semana!!
Fiquem com Deus... Beijos;*

LEIA TAMBÉM

8 comentários

  1. E se a doutrina da igreja(que acredito que tenha sido o pastor que impôs ) disser que não pode usar e a pessoa usa, ela não estaria desobedecendo?
    É isso que vejo na assembléia do Peba. Não sei se o pastor já liberou abertamente.
    Se já me fale rsrs

    ResponderExcluir
  2. E se a doutrina da igreja(que acredito que tenha sido o pastor que impôs ) disser que não pode usar e a pessoa usa, ela não estaria desobedecendo?
    É isso que vejo na assembléia do Peba. Não sei se o pastor já liberou abertamente.
    Se já me fale rsrs

    ResponderExcluir
  3. Estava pensando em fazer um post sobre isso, agora com certeza vou compartilhar seu post, amei :)beeijo
    www.diariodasdicas.com

    ResponderExcluir
  4. Fica mais simples e espiritual se você tiver certeza que Deus colocou vc em determinada doutrina e seguir
    Não convém para sua fé vc servir a Deus em luta com a doutrina de sua igreja
    Se Deus te colocou em determinada doutrina serve a Deus com alegria

    ResponderExcluir
  5. Me ajudou a formar uma opinião sensata.obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Achei seu texto, perfeito. Já vou repassar para minha filha de 15 anos! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Pois é o vinculo da perfeicao da mulher espiritual feminina é amar-se antes de se olhar no espelho e antes de ouvir comentarios ruins sobrea a sua beleza e depois entrar numa guerra espiritual que a sua verdadeira beleza vensa:_ a vitoria da sua fe em santidade ao seu corpo coberto pelas cicraticuras de Jesus. É isto que importa!. Ass. Clarete,D'Costa

    ResponderExcluir