Livro: O que não me contaram sobre casamento...

by - 24 janeiro

O que não me contaram sobre casamento mas que você precisa saber
Gary Chapman | 169 páginas
Editora Mundo Cristão

Oii gente... Como estão? Recebi algumas mensagens e comentários me cobrando a indicar mais livros, então aqui estou, rsrsrs. Infelizmente, tenho lido bem menos ultimamente, por conta da rotina trabalho + blog... Entretanto, a verdade é que tenho uma listinha de livros para indicar, mesmo assim parece que nunca tenho o tempo ou a inspiração necessária para escrever de forma apropriada sobre os livros, sabe? Mas, prometo me esforçar, rs.

Hoje quero deixar aqui a indicação de 'O que não me contaram sobre casamento mas que você precisa saber' (Ufa! Que título grande!). Ganhei esse livro da minha mãe, no meu aniversário do ano passado. Ela me viu "namorando" um exemplar na livraria, e comprou pra mim, rsrs. Esse livro foi escrito por Gary Chapman, mesmo autor do super conhecido 'As Cinco Linguagens do Amor' (outro livro que gosto demais e nunca indiquei aqui, nem sei porque, haha).

(Aaah, e achei a capa hilária: é metade de uma laranja, com metade de um limão, haha. No caso, eu provavelmente sou o limão, kkkk.)
Sinopse
Quando um casal prepara seu casamento, pensa na decoração, em quem vai realizar a cerimônia, nas músicas e músicos, no vestido da noiva, na igreja e no local da festa e em todos os outros detalhes que envolvem essa grande data. Entretanto, para o casamento em si não há preparo algum. O resultado é um aumento assustador no índice de divórcios, especialmente nos primeiros anos de união.

Gary Chapman está certo de que é possível reverter esse quadro e preparar os casais para o que vão enfrentar após o 'sim'. Para ele, trabalhar em equipe e com intimidade é fundamental para o sucesso da relação.

O autor oferece conselhos extremamente práticos de como desenvolver um relacionamento amoroso, solidário e benéfico tanto para o marido quanto para a esposa. Ele compartilha dicas sobre assuntos que todo casal deveria saber antes de se casar, como as expectativas em relação a amor, romance, resolução de conflitos, perdão, realização sexual, planejamento familiar e finanças.

Não se trata de um manual sobre como planejar uma cerimônia de casamento, mas sobre como ter um matrimônio bem sucedido. Um livro não só para lido, mas experimentado.
Minha opinião
Já conhecia outras obras do autor Gary Chapman e gosto DEMAIS de todos que já li. Uma das coisas que mais gosto nos livros dele, são a facilidade da leitura e, O que não me contaram sobre casamento, não é diferente.

O livro é dividido em vários tópicos, que abordam diferentes áreas de um matrimônio. Cada capítulo traz algo que não foi contado ao autor antes dele se casar, rs. Os tópicos são muitíssimo bem ilustrados com exemplos reais, em maior parte, exemplos pessoais do autor! (Sinceramente, alguns chegam a ser super engraçados, rs). Ao final de cada um dos 12 capítulos, tem uma série de questionamentos práticos para refletir e recapitular. E no fim do livro, vários exercícios para estimular conversa entre o casal sobre os tópicos tratados.

Para ser sincera, não é um livro que se aprofunda demais nos temas... Mas, sim, uma leitura leve, que abre os nossos olhos de forma descontraída. A leitura me despertou para diversas situações que precisam ser conversadas antes do casamento. Algumas já eu já tinha pensado, outras nunca nem passaram pela minha cabeça, rs. Acho que em geral, temos o hábito de pensar, que só porque nos amamos, tudo vai se resolver facilmente no futuro. Mas, nem sempre é assim...

Com tudo isso em mente, eu diria que o livro é um ótimo preventivo! Porque, se entrarmos no casamento com o mesmo pensamento, um sabendo das opiniões do outro, saberemos lidar com as situações de forma mais adequada. E não teremos que aprender TUDO na prática sem ter visto nem na teoria...

É um ótimo livro para o casal ler junto, quer estejam namorando, noivos (como é o meu caso), ou até depois de casados. Haha, também é um ótimo presente para dar a amigos! Realmente, indico a leitura... Acho que é um daqueles que também precisa ser relido de tempos em tempos.
E aí? Já leu esse livro ou algum outro do autor?!
Ou ficou com vontade?
Deixa seu comentário aí embaixo...
Fiquem com Deus... Beijos;*

LEIA TAMBÉM

2 comentários

  1. Resenha de livro! Eba!!

    Eu li esse livro de nome comprido antes de me casar e foi mesmo bem interessante! Trouxe uma visão mais realista sobre algumas coisas.

    Gosto muito de um outro dele chamado "Como lidar com a sogra". É um livro sobre comunicação com vários tipos de parentes... Há muuita coisas que dá pra aplicar no dia a dia do casal, também. Recomendo muito a leitura pra quem vai casar em breve.

    Dafne
    sonhos-e-suspiros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já li e foi um divisor de águas para mim. Este é um livro imprescindível para nos preparar para a realidade da vida conjugal.

    ResponderExcluir